MINISTÉRIO

                      MEU CHAMADO

Foi quando eu tinha 15 anos de idade, no ano de 1997 que me converti ao evangelho de Cristo Jesus, fui discipulado por António Carlos dos Santos Alves; pastor da Igreja Assembleia de Deus, filiado a CGADB (Convenção Geral da Assembleia de Deus no Brasil).

Com pouco tempo de convertido já despontava em mim talentos para o ministério, então o pastor Toninho investia em mim para aprimorar o Don que Deus me deu, uma atitude muito louvável, pois o apostolo Paulo teve essa mesma preocupação com o seu filho Timóteo     (1 Tm.4:14-16). De lá pra cá, muitos pastores já passou pela minha vida, alguns deles tentaram me deter, fazer calar a minha voz; quando olharam para mim e viram os chamados de Deus. Não encontrei nesses homens o sentimento que o meu pai na fé tinha por mim, ao contrário eles se revalidaram contra mim, durou um certo tempo até que Deus levantar um homem que se diferenciou pela sua visão de crescimento do reino de Deus, carisma, simplicidade, e da grande misericórdia do nosso Deus para com aquele que o ama, o pastor Raimundo Nonato estendeu as mãos para mim e disse: “HÁ UM CHAMADO DE DEUS PARA SUA VIDA, VOU TE AJUDAR”, fui apoiado; ensinado; exortado e aconselhado, sempre com muito carinho, com o objetivo de me ver de pé, trilhando caminho certos, e sempre renovado na presença de Deus.
Algumas circunstanciais me levou a migrar do ministério da assembleia de Deus para o ministério Batista, fui muito bem recebido, e por uma provisão de Deus; hoje pastoreio a Igreja Batista paz e vida de Miravânia-MG, filiado à CBN (Convenção Batista Nacional)
Através do registro da nossa sede regional que fica em Montalvânia, e temos a cobertura do Pastor Henoc Morais de Oliveira arrolado na seguinte ordem:


FOTOS DA ASSEMBLEIA DA CONVENÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS  (EU ESTAVA TIRANDO AS FOTOS)
                                        
                                      


























                                                                                                                 

 QUANTO AO NOME DO MINISTÉRIO


O logótipo que uso para identificar o meu ministério tem muito a ver com a minha visão. “Ganhar”, pois é a ordem de Jesus para os seus discípulos (Mc.16:15), apascentar; pois ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores (Ef.4:11).
Ainda existe muitas ovelhas desgarrada do aprisco do senhor Jesus, e ele diz: “Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas (J0.10:11). Jesus enfatizou melhor o valor de uma ovelha, e o carinho de um pastor, contando a parábola da ovelha e da dracma perdida (Lc.15:1-10), no versículo 10 ele conclui o texto dizendo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Existem muitos hoje preocupado com estatos, fama e riquezas, más poucos preocupados em ganhar almas, esse é o motivo pelo o qual a Bíblia diz que há festa no céu, esta é a principal prioridade do MWA.
Apascentar, Depois de perguntar trêz vezes para Pedro “tu me amas?” Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”(J0.21:17). Ganhar é sem dúvida uma tarefa muito especial, más não fica por aí, depois é necessário apascentar, em Lc.11:23 Jesus disse: “Quem comigo não ajunta espalha”, apascentar fala-se de agregar as ovelhas ao aprisco, cuidar em todos os aspectos para que ela esteja pura, saudável, e feliz perto seu pastor. o bom pastor da a vida pelas suas ovelhas (J0.10:11), depois disso, te pergunto: existe alguma coisa que o bom pastor não seja capaz de fazer para ver a sua ovelha bem? Apascentar, não se trata apenas de uma boa oratória, ou de um boa graduação em teologia, sociologia, psicologia etc. más principalmente de um chamado de Deus, não é uma profissão, ou uma forma de ter o seu futuro garantido, é tão sério que Bíblia diz que iremos prestar conta diante de Deus de todas as ovelhas sob nossa responsabilidade (veja Ez.34). É apascentado que teremos novos discípulos com ministérios diferenciados para Ganhar e Apascentar.

                                             MWA EM MIRAVÂNIA
Tudo já estava preparado, após o casamento iríamos embora de mudança para miravânia, cidade do extremo norte de minas gerais. Saímos de Iuiu no dia 8 de Dezembro de 2008, foi uma viagem difícil, era inverno e chovia muito, por conta disso tivemos que dar uma volta muito grande, ouve também um problema no carro; tinha quebrado a Venturini, peça que ventila o motor, por conta disso o carro esquentou muito, já não dava mais para continuar a viagem, já era umas duas horas da manhã, uma madrugada gelada; já chegando a uma cidade por nome Matias Cardoso, paramos próximo a um outro carro que já estava parado por falta de gasolina, o dono deste carro já estava aguardando a chegada de um rapaz que fora buscar a gasolina na cidade. Nós estávamos em um caminhão baú, que carregava nossa mudança, o motorista era o dono da loja onde compramos nossos móveis, estava conosco também o montador dos móveis. Alguém tinha que ir buscar socorro, e eu já estava muito preocupado com Sheila, ela já estava sofrendo com a dor da separação dos seus familiares: sua mãe, seus trêz irmãos, sua pequena sobrinha, e seu cunhado, ela não deu uma palavra se quer em toda a viagem, por baixo dos seus óculos escuros, que escondia os seus olhos triste, era possível ver as lágrimas escoandocarona até Matias Cardoso, a próxima cidade. A cidade estava em festa, comemorando mais um aniversário, eu queria conseguir alguém para nos levar até a beira do rio são Francisco, onde se embarca para atravessar para o outro lado do rio, onde fica também a cidade de Manga, procurei um táxi e não encontrei, tentei fretar um outro carro qualquer; também não conseguir, comecei a orar, pedir a Deus que me ajudasse, eu não conhecia a cidade, ninguém que morava nela, fiquei tentando imaginar o que poderia estar passando na mente da minha esposa, era o nosso segundo dia de casados, e aguardávamos chegar em Miravânia para termos a nossa primeira noite de amor, ela ainda estava em silêncio, e isso só me deixava constrangido, um pouco nervoso, más confiante que Deus não nos deixaria desamparados. Como um leve assoprar do espírito santo aos meus ouvidos, tive a ideia de procurar a polícia, e contar a toda a história. Eu os cumprimentei e Disse: Estávamos vindo da Bahia de mudança para Miravânia em um caminhão baú, nos casamos a dois dias, e estou indo pastorear uma igreja, o nosso carro quebrou a alguns quilómetros daqui, tenho que chegar ao porto da balsa, para irmos até manga procurar um parente nosso para nos ajudar, e não consigo ninguém para nos ajudar, então tive a ideia de procura-los, será que vísseis podem nos ajudar? Eles responderam: entrem aí, levamos vocês lá, essas palavras soou gostoso aos nossos ouvidos e nos trouxe um alívio muito grande, e agradeci a Deus.
Enquanto aguardávamos a travessia da balsa pensávamos como iríamos fazer para encontrar a casa de um primo de sheila, a muitos anos que não o víamos; más sabíamos que morava em manga, isso já era quase trêz horas da manhã, e bater em uma porta a essa hora é muito desagradável, más o nosso caso era especial. Sabíamos que a esposa desse primo de sheila tinha candidatado a vereadora, com essa informação foi fácil chegar até a casa de João, difícil mesmo foi acorda-lo em plena madrugada, a casa era bem recuada, e o muro bem alto, depois de muito chamar finalmente ele veio nos atender, não demorou em reconhecer sheila; ele não me conhecia ainda, más nos recebeu muito bem, contamos toda história para ele enquanto Tina, sua esposa preparava uma cama quentinha para dormirmos. No dia seguinte João comprou a peça, e fomos com sua moto socorrermos o motorista, e o montador dos móveis, os encontramos já chegando em Matias Cardoso, ali mesmo o mecânico trocou a peça, más o carro demonstrava outros problemas e não deu para chegar a miravânia, tive que fretar um outro carro, fizemos um baldeio e acabamos e chegar no nosso destino.
A Igreja Batista de Miravânia ainda é uma filial, cuja sede fica em Montalvânia, a 42 Km, e é administrada pelo Pr. Henoch Morais de Oliveira e filiadas a CBN-MG (Convenção Batista Nacional de Minas Gerais).
Estou como missionário de tempo integral desde 09 de Dezembro de 2008, casei no dia 06, no dia 8 do mesmo mês eu já estava de mudança.
Foi um desafio muito grande, pois mediante as histórias que eu ouvia, percebi que estava diante de um povo decepcionado, desmotivado e com uma grande perspectiva de melhoras.
Quando terminei de arrumar minha mudança, pedir a secretária o cadastro de membros; ela me deu uma lista com 24 pessoas entre membros e congregados, 12 que tinham desviado, e 8 que tinham migrado para outra denominação, insatisfeitos com o trabalho.
Recebi a orientação de Deus para fazermos um trabalho de restauração, com as ministrações, visitas, evangelismo, e muita campanha de oração, os trabalhos começaram a pegar um certo pique. Temos hoje um grupo mais motivado pelo poder do espírito de Deus, muitas almas já têm se rendido ao senhor Jesus, aceitando-o como senhor e salvador.
Nossa grande dificuldade em miravânia é a questão financeira; poucas pessoas dizimam, e ainda estamos trabalhando, ensinando e orando, para que o espírito santo esteja convencendo a todos a serem dizimista e ofertantes na casa do tesouro. A renda da PVIBANM varia de 400-600 reais, e as vezes mal da para cobrir as  despesas mensais, com o aluguel da casa pastoral, água e luz,( também do salão onde congregamos ) e outras despesas já acaba o dinheiro. Não congregamos ainda em templo próprio, estamos em um salão doado provisoriamente pelo casal, Cezar e Célia, que são membros pioneiros de nossa igreja, estamos sonhando com o dia em que o nosso Deus nos abençoará com um templo próprio.
Miravânia é um campo muito extenso, onde existe muito vilarejo, poucos destes lugares tem um trabalho evangélico, e são denominações muito rígidas no tocante a usos e costumes, que de certa forma dificulta na conversão de vidas. Queremos alcançar esses vilarejos com o evangelho de nosso senhor, O aceso, porém é muito difícil, por causa das estradas que são muito ruim, e nem uma bicicleta temos ainda para fazermos missões, mesmo assim não desanimamos, pois o nosso galardão não é aqui, algumas dessas pessoas que já ganhamos pra Jesus são da zona rural.
Das cidades que limita com o município de Miravânia; Montalvânia e Manga são as mais próxima, Montalvânia fica a 42 Km, e um ónibus faz linha Três vezes na semana e gasta duas horas e meia  pra Chegar, Manga fica a 62 Km, tem Ónibus de segunda a quinta e gasta trêz horas e meia pra chegar, toda essa demora é por conta das estradas que não são asfaltadas e tem muitos  buracos.
Temos preocupado bastante com a questão social, pois aqui há muitas famílias carentes. Nossa cidade fica localizada em uma região conhecida como gerais, onde o frio é muito intenso, e o trabalhador raramente consegui um dia de serviço, vivem do que consegue fazer na roça, e nem sempre são felizes com a produção,  os empregos na sede são muito poucos, e a preferência sem dúvidas são para aqueles que tem algum nível de escolaridade, muitas pessoas por um ou outro motivo acabam abandonando a escola. O dinheiro que gira na cidade vem do salário que a prefeitura paga para os seus funcionários, Há também alguns funcionários do estado, também benefícios, como: aposentadoria, bolsa família. Outros são do comércio, de um  modo geral, não há nenhuma industria na nossa região, e os pecuaristas são muito poucos, o salário que se ganha quase  não da pra viver, pois tudo é mais caro, devido ao aceso que é péssimo. Além de tudo Miravânia traz uma herança maldita que vem de muito anos atrás, líderes que consagraram a cidade aos orixás, e aos caboclos do candomblé  e toda entidade da feitiçaria, o povo aprendeu brigar usando forças ocultas, para destruir vidas, lançando doenças, acabando com casamentos,  e muitos outros interesso, isso faz a batalha espiritual ser intensa, muitas vidas porém já foram liberta das garras do maligno, pois temos tomado essa cidade, para declarar que Jesus Cristo é o senhor de Miravânia, estamos sempre em campanha de oração, e o diabo tem que recuar.
            Fotos de diversos trabalhos na PVIBANM






















































































































 
A mocidade de Iuiu veio nos visitar, e ficaram maravilhados ao contemprar a beleza da cachoira de miravânia (vejam as fotos)





































































Vejam esse maravilhoso retiro que fizemos no japuré, na fazenda da irmãJeuita

























Nenhum comentário:

Postar um comentário